segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

{Eu li} Agora e para sempre, Lara Jean - Jenny Han

{Para todos os garotos que já amei}


Gente, que vergonha!! 

Fui olhar o histórico de postagens do blog e descobri que não fiz resenha de "P.S: ainda amo você", livro anterior ao do post de hoje, mas vamos combinar uma coisa? Vou dá uma relida nele e faço resenha depois, pode ser? Acontece que eu não lembro de muita coisa do segundo livro e isto se tornou óbvio com a leitura do terceiro. Provavelmente, porque a pausa entre as leituras foi enorme ou minha memória tá ficando ruim mesmo.

Falando deste novo livro, preciso dizer que é uma despedida real oficial, pois, desde a capa a autora já deixa claro que é a conclusão da história de Lara Jean e nos agradecimentos ela reforça que não vai mais haver histórias sobre a garota e seus amores (espero que ela mude de ideia). 

Em "Agora e para sempre, Lara Jean" encontramos nossa personagem principal, encarando o seu último ano do colegial e ansiosa para as mudanças que tanto planejou e ansiou ao longo da vida, principalmente, após o namoro com Peter Kavinsky, já que o casal planeja ir para a UVA, uma universidade de qualidade e bem perto de casa, juntos. 

No entanto, Lara Jean vai ter que aprender que a vida é feita de incertezas e que a única certeza que a gente deve carregar conosco é a de não se acomodar jamais e estar preparado para mudanças. E olha, vou te contar que mudanças é o lema deste livro, porque muita coisa nova vai acontecer na vida da família Covey e as "garotas Song" terão que se unir ainda mais. 


Tive um pouco de dificuldade nos primeiros 10 capítulos, afinal, não lembrava dos acontecimentos do livro anterior e aí, tive que ir com calma, entretanto, percebi que como as coisas vão se juntando e autoexplicando no decorrer da história, acaba sendo um livro fácil de acompanhar e que de um certo ponto até deixa de ser essencial a leitura do outro livro pra entender. O que quero dizer é que você pode começar pelo terceiro livro e ainda sim, vai gostar da história e vai entender a logística da coisa. 

É legal acompanhar as transformações pelas quais a personagem passa e achei mais interessante ainda, a autora ter trazido várias referências musicais e atuais para os leitores. Pela primeira vez na vida, parei um texto pra ir no Youtube garimpar a música em questão e acompanhar a cena com a mesma canção. Isso foi uma das coisas mais gostei neste romance. 

Em muitos momentos me vi no lugar de Lara Jean, relembrando aqueles mesmos momentos no meu ano de conclusão do colégio. É realmente um período importante e cheio de mudanças, onde tudo parece que vai dar errado e o destino não se cansa de nos por à prova. A gente tem medo, os sonhos mudam e o que deveria ser a nossa base, a família, muitas vezes tá passando por suas próprias mudanças e cabe a gente seguir em frente. Tá aí, a primeira prova de que a infância acabou e é assim que a gente encara a Lara Jean dos últimos capítulos, uma jovem adulta que vai descobrindo que nem tudo é mágico e que tudo tem um preço. 

E olha, prepare-se para chorar com algumas cenas de amor, viu? Porque o que não falta em "Agora e para sempre, Lara Jean" são demonstrações das mais variadas formas de amor sincero. Chorei muito no penúltimo e último capítulo com o amor infantil que vira amor da vida e depois com a despedida de uma personagem tão interessante. Lara Jean é uma garota diferente. Uma garota que sonha e ama, sem nunca deixar de ser ela mesma. Uma peça especial.

♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger