terça-feira, 11 de outubro de 2016

{Manual} Porque é hora de falar de pele

A pele é o maior órgão  do corpo humano e mantê-la jovem, bonita e saudável é um processo que demanda tempo e atenção, já que os cuidados iniciais devem ser preventivos e vão além de passar cremes, usar protetor solar e fazer tratamentos estéticos.

Hoje vamos falar mais sobre esse órgão e focar na pele linda e jovem que queremos para a vida! Fechado?


A pele é responsável por proteger os órgãos internos da ação dos rais ultravioleta, através da melanina, que filtra esses raios e ajuda a nos proteger dos efeitos danosos do sol. Porém, assim como a pele evita que certas substâncias penetram no nosso organismo e nos prejudique, ela também evita que percamos nutrientes importantes e água.

Dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme; A pele é responsável por aguçar nossas percepções do mundo exterior, principalmente, as experiências sensoriais de frio, calor, dor, prazer e etc...


Na epiderme, camada externa e superficial da pele, é onde acumula-se a queratina, uma proteína impermeável, que cria a película protetora e impermeabilizante que nos protege.

Já a derme, se localiza abaixo da epiderme, dando volume  e espessura à pele. Sabe o famoso colágeno? Pois bem, é lá que ele fica, junto com a elastina. Veja bem: são eles que juntam a derme à epiderme. Há ainda a reticulina, fibra que une a elastina ao colágeno, para que juntos formem a estrutura que sustenta à pele.

Por fim, a hipoderme aparece como a parte mais profunda, formando a camada subcutânea da pele. Células adiposas compostas por gordura e fibras, são os componentes principais desta camada e seu tamanho varia de acordo com o peso de cada pessoa.


Para entender como a pele envelhece e os cuidados que devemos ter, vale entender que o organismo passa por um desgaste natural e contra este, pouco pode ser feito. Por outro lado, os fatores externos como exposição ao sol, poluição e hábitos de vida, podem ser alterados e assim evitar o desgaste precoce do nosso maior órgão.

Tem jeito? Tem. Porém, nós, mulheres, envelhecemos visualmente mais rápido que os homens (especialistas calculam que envelhecemos cerca de 10 anos antes que o os homens). Por outro lado, o problema pode ser menor para quem tem pele oleosa, já que o sebo ajuda a retardar os sinais iniciais da velhice que sim, tem relação com pele seca.

Basicamente, os cuidados preventivos devem se iniciar aos 20 anos, já que é  nessa fase que a pele atinge o seu auge e consegue se renovar rápida e completamente. Entretanto, é na minha idade (25 anos) que o bicho começa a pegar, porque os primeiros sinais dão o ar da graça e já nos preparam para os 30, fase das linhas finais perto dos olhos, testa e nariz, bigode chinês e todos os mimimis de ser balzaquiana.

O que fazer então?

1- Limpe bem esse rosto, viu? - só a limpeza remove de maneira eficiente, os microrganismos acumulados ao longo do dia, que prejudicam a pele. Você pode usar um sabonete líquido ou em barra específico ou mousse de limpeza, de duas à três vezes ao dia, com movimentos circulares, ok?

2- Tonifique isso aí! - tônico facial é vida!! Ajuda com a oleosidade, poros abertos e até ressecamento, viu? Os tônicos ajudam a equilibrar o PH da pele e a remover o excesso de outros produtos como demaquilantes;

3- Hidrata que renova, mulher! - sabe por que mesmo quem tem pele oleosa tem que usar hidratante? Porque assim como quem tem pele mais seca, há perda de água ao longo do dia, os produtos faciais como base, sugam a água da pele e aí, se você não hidratar a pele fica frágil e mais suscetível a irritações, perder elasticidade e iluminação natural;

4- Olha o sol... Põe filtro aí bee!! - já limpou, cuidou e hidratou, então protege tudo do sol pra não estragar todo trabalho e nem se queimar ou ficar com rugas e linhas nesse rostinho. Não esquece também que além de não querer envelhecer, você também não quer ter que lidar com câncer e outras doenças sérias de pele, né?

 E sim, vale borrifar água termal no rosto. O produto pode parecer frescura, mas, é rico em oligoelementos (minerais encontrados em pequenas quantidades no corpo humano), responsáveis por deixar a pele fresca, hidratada e calma.

Agora que a gente já conhece mais um pouco sobre nossa pele e algumas dicas básicas de cuidados, te convido a fazer o teste que tem aqui  descobrir qual o seu tipo de pele.

Outros posts sobre pele e cuidados:

COMO CUIDAR DA PELE OLEOSA - RESULTADO DO TESTE

COMO NUTRIR A PELE SECA - RESULTADO DO TESTE (PARTE 2)

CUIDADOS COM A PELE MISTA - RESULTADO DO TESTE (PARTE 3)

MANTENDO A HIDRATAÇÃO DA PELE NORMAL - RESULTADO DO TESTE (PARTE 4)


Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger