quinta-feira, 16 de junho de 2016

{Blá, blá, blá} Algumas coisinhas sobre "Como eu era antes de você"

Alerta de spoiler vindo aí... 


Tava esses dias pensando sobre algumas probleminhas do filme "Como eu era antes de você" em relação ao livro homônimo e também com a sequência lançada em fevereiro, "Depois de você". Quem já leu o segundo livro ou até leu a resenha que eu fiz, já sabe que no segundo livro vemos como anda a Lou e eu comentei que achava que a Jojo Moyes tinha sido pega de surpresa pra escrever esse novo livro, lembram?

Pensei, pensei e pensei muitooo... E agora, meio que já tenho quase certeza disso, por causa de alguns fatos que foram alterados para o filme e que não explicariam as coisas da sequência. Quer ver? 



35 ou 31 anos? - Qual a idade de Will?

Se não me engano, no filme Will tem 31 anos e seria um jovem atlético e bem sucedido profissionalmente. Até aí tudo bem, afinal, o que seriam DEZ anos de diferença? Nada, né? Porém, pra alguns fatos que aparecem em "Depois de você", fica meio complicado. Logo, eu acho que provavelmente "Depois de você" não vire filme ou se virar, talvez, seja bem menos fiel a história do livro do que foi "Como eu era antes de você".

E outra coisinha... O fato da idade de Will ter sido reduzida no filme, só me confirma a ideia de que Jojo não tava pretendendo escrever a sequência.


Por que não um Nathan negro?

Lá vou eu polemizar e vai ter gente que vai me xingar e chamar de louca, mas, por que não manter a característica racial do personagem? Por que não deixaram Nathan negro? Aliás, pelo que vi até agora nos trailers só tem personagens (e figurantes) brancos, né?

Será que ficaram com receio de comentarem que o único negro retratado no filme, ocupa a função de empregado? Não sei. Só sei que não gostei de alterarem isso.


Vai dá ou não vai pra fazer sequência? 

Se você é #jojolover e leu o primeiro e o segundo livro, já sabe e concorda com alguns dos meus questionamentos, certo? Aí eu pergunto: se no segundo livro a porrada e surpresa mor é a existência de Lily, como é que vão fazer pra lançar a versão cinematográfica de "Depois de você", se Will tem 25 anos?

Podem alterar o salto da história de dois anos pra dez, porém, acho que a situação emocional de Lou ficaria pior, né? Quem sofre por DEZ anos?!


Vai bater uma frustração com o filme?

Acho que apesar de algumas questões ainda estarem sem resposta e de saber que houveram várias adaptações, não acho que vá bater uma frustração com o filme. Irônico, né?  O que acontece é que mesmo não concordando com algumas coisas, sou do time que acha que a química entre Emilia Clarke e Sam Claflin foi realmente boa.

E eu acho que se Jojo for inteligente, ela não vai ceder mais as pressões e vai parar por aí. Eu até acho que "Depois de você" nem precisava ter sido escrito.

O filme estreia hoje e tô querendo ir assistir segunda, então, semana que vem venho contar o que achei dele, tá?

¬¬

Sobre Jojo e seus livros...

Vou falar algo que talvez choque e irrite algumas pessoas, entretanto, não é um comentário feito ao acaso. Venho pensando nisso há bastante tempo e cada vez que leio um livro novo ou um os primeiros da autora, tenho a certeza disso. O negócio é que Jojo não é tão fantástica assim e isso se comprova por seus outros livros não terem atingindo o mesmo patamar que "Como eu era antes de você".

Não estou dizendo que ela seja uma autora ruim, certo? Porque eu gosto de comprar os livros dela e gosto das protagonistas delas, tanto que até tô montando uma pequena coleção, porém, não vou mentir e dizer que é tudo maravilhoso, incrível e perfeitamente surpreendente sempre.  Não, não é e, nem vai ser. Jojo teve muita coragem ao escrever um livro com uma história forte, com uma nova forma de amor e mais ainda, ao finalizar o livro dando uma nova visão pro final feliz, onde a mocinha e o mocinho, não ficam juntos.

Daí vocês tem a resposta do por quê "Como eu era antes de você" virou sucesso. Foi um soco no estomago cheio de borboletas de várias apaixonadas. Propor um final forte, emocional e corajoso é o que falta nos outros livros de Jojo que terminam sempre do mesmo jeito... Casal feliz, sucesso na vida, todos os problemas resolvidos. A vida real não é assim, não é mesmo?

Então Jojo, por favor, renova esses finais  e choca mais a gente, tá?!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger