terça-feira, 10 de novembro de 2015

{Eu li} A lista - Cecelia Ahern

Qual história você tem para contar?



Pergunta intrigante essa daí de cima, né?  Mas a fiz por um bom motivo: o livro A lista, da autora irlandesa Cecelia Ahren -P.S. Eu te amo, Simplesmente Acontece, O livro do amanhã - tem essa pergunta como tema.

A autora do já famoso e querido P.S Eu te amo mais uma vez consegue nos prender a uma de suas histórias, arrancar lágrimas e refletir sobre a vida. Só que em A lista,  assim como a personagem principal, a jornalista Kitty Logan, somos convidados a montar e conhecer novas histórias, pessoas e ao mesmo tempo a nos redescobrir. Prepare o lencinho, porque com toda certeza lágrimas vão rolar. 



O livro é bem enigmático e isso só aumenta a nossa curiosidade em conhecer a história e principalmente, os personagens. É tudo tão bem traçado e misterioso que chega a ser definir um personagem principal, porque com o desenvolver da trama, vamos percebendo que todo mundo tem um papel essencial e que o livro não é sobre um alguém específico, mas sobre vários. Ficou confuso, né? Vou explicar melhor...

Kitty Logan é uma jornalista experiente que está enfrentando alguns problemas em sua carreira e também em sua vida pessoal. Ela está quase perdendo o emprego, sua casa e pra completar, sua melhor amiga e mentora, está seriamente doente e ela não consegue aproveitar os últimos momentos que tem ao lado de Costance, sua melhor amiga, por ter certos receios. 

Numa visita ao hospital, onde Constance está internada, Kitty tem a ideia de pergunta a amiga, qual seria a matéria que ela não tinha feito ainda, mas que morria de vontade de fazer. Constance não dá muitos detalhes a Kitty - na verdade, detalhe nenhum - mas pede para que ela vá até sua casa e busque um envelope com alguns papéis sobre sua "matéria dos sonhos". 




Infelizmente, Kitty adia um tanto essa ida até a casa de Constance e quando o faz, acaba não tendo mais tempo de discutir o conteúdo do envelope com ela. Daí, com a morte de Constance vem toda uma saga pra descobri o tema da matéria e como fazer dela uma última homenagem. Só que como nada é fácil nessa vida, Kitty vai ter que lutar muito pra conseguir fazer a matéria acontecer e também recuperar sua credibilidade. 

E o que tinha no envelope? Uma lista. Com cem nomes e mais nenhuma informação. 

A fonte de pesquisa? Uma lista telefônica velha, usada como apoio em uma mesa velha da casa de Constance. 


Obviamente que além de acompanhar a busca por mais informações sobre as pessoais da lista e o tema da matéria misteriosa, também acompanharemos os dramas pessoais de Kitty e seus amigos. O problema é que a moça fez uma matéria denegrindo a imagem de um homem e tudo era mentira, com isso, além de perder o emprego, ela também perdeu a paz - as pessoas ficam jogando cocô, foguetes e tinta na casa dela -  e sempre aparece alguém querendo tirar vantagem da situação. 

A lista  é um livro emocionante e divertido porque não tem uma história triste e dramática como plano de fundo. Apesar dos problemas em que Logan se meteu, tudo tem um pouco de humor por baixo, inclusive a busca pelos "listados".  Além do mais, com o tempo a gente vai percebendo que aquelas pessoas são mais especiais do que parece e que precisam tanto de ajuda quanto são capazes de ajudar. Daí, a parte emocionante e inspiradora: cada um conta sua história de vida pra ajudar um outro alguém a escrever e compreender a sua própria. 



Confesso que dessa vez não chorei. Achei tudo lindo, mas não consegui chorar. Bom, talvez, seja porque as coisas vão acontecendo aos poucos e dá um tempo bom pra gente assimilar cada acontecimento. Só que mesmo sem chorar, eu achei muitooooooo emocionante, criativo e bem desenvolvido. 

Demora um pouco pra história pegar pé e correr, mas quando o clímax chega, tudo começa a andar rapidamente e a gente vai viciando, viciando e aí já foi... Não é surpresa, e sim um reconhecimento do tipo: "cara, como eu nunca pensei nisso... Não é que faz sentido?".

Se você gosta de livro que te dá boas lições, arranca sensações boas e tem uma boa mistura de aventura, mistério e até comédia... Parabéns!  A lista é o seu livro!! Boa leitura!


Beijos!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger