quinta-feira, 13 de agosto de 2015

{Cozinhando} Caldo/creme de Legumes - Prático e saudável

E aí que sempre me perguntaram (principalmente as amigas), porque que eu não postava receitas por aqui. Talvez, porque antes o blog tava super focado e fechado em falar de beleza, né? Mas como agora estou leve e solta, quero falar de tudo que der vontade e aí, vim mostrar uma receitinha meio fit, que faço sempre pra jantar e até almoçar a depender da minha farra do final de semana.

É um caldo/creme de legumes bem fácil e rápido de fazer. Infelizmente, não sou a pioneira em fazer essa receitinha em casa. Mamis que começou a fazer pra pré operatório dela ou quando tava doente e eu olhava torto e hoje sou apaixonada. Então, vamos a receita mais fácil da história do mundo das receitas fáceis?


 O que vai nele:

1 cebola média (opcional)
2 dentes de alho (opcional)
2 cenouras médias
3 batatas do reino média
1/2 tomate sem caroço  



Como faz? 

É tudo bem simples, então, depois que você descascar e lavar tudo é só preparar uma panela (de preferência antiaderente), por a cebola e o alho picados (se quiser que o caldo seja temperado e tenha um gostinho mais caseiro, caso não, pule essa etapa, tá), colocar um fio de azeite, mexer e esperar dourar um pouco. 


Basicamente, assim que a cebola e o alho dourarem, é só jogar o tomate, mexer mais um pouco e por a batata e a cenoura (não precisa cortar), água e temperar com sal (gosto de por um pouco de cominho também), por água e deixar cozinhar bem. 


Pra adiantar, vale tampar a panela. Mas, é bom sempre dá uma olhada pra ver se a água não secou e ir completando até que os legumes estejam bem moles tá? 

Quando subir aquele cheirinho de sopa, é sinal que já tá quase pronto. Aí é só desligar o fogo e esperar esfriar um pouco. Caso o caldo seque, não se desespere, porque o que sobrar na panela vai dar pra ajudar na próxima etapa... 


Verduras cozidas é só colocá-las no liquidificador de pouquinho em pouquinho, junto com o caldo que ficou na panela. Isso ajuda a bater melhor e a definir a consistência do creme (mais ou menos espesso). 

Eu gosto tanto mais ralinho quanto mais grossinho. Na verdade, eu acho que ele mais grossinho, sacia mais, sabe? Daí depois que você bater, volta a por na panela e se quiser põe coentro e deixa ferver mais um pouco e tudo pronto!! 

:')


Como falei, é tudo muito fácil de fazer e rápido. Eu costumo fazer com essas quantidades que dei na receita, uma panela média cheia  e aí, guardo na geladeira ou no congelador e vou usando ao longo da semana conforme a fome. Dá super pra trocar os vegetais e em vez de usar batata (carboidrato), por chuchu, ou completar e por couve. 

O que vale é a criatividade, viu? E aí, gostaram?


Beijos!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger