quinta-feira, 9 de julho de 2015

Eu li: Olho por olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

Olho por olho é o livro dessa semana e o tema dele é vingança, então, esperar por fortes emoções e cenas intensas é essencial, viu? O livro é das autoras norte americanas Jenny Han e Siobhan Vivian e narra a história de três jovens (Kat, Lilia e Mary) que se juntam em busca de "vingança".



Vingança é um tema tenso e intenso, né mesmo? Mas em  Olho por olho ele se acentua mais e nos faz pensar até onde é possível ir para ensinar uma lição a alguém, porém, também nos faz pensar se quem faz mal a um alguém e sem por quê, se não merece ser repreendido.

Conhecemos aos poucos as histórias de cada uma das meninas com cada um de seus "inimigos", além de entender toda a atmosfera de suas vidas. Lilia e Kat eram melhores amigas na infância, porém, foram se afastaram e a amizade acabou. Só que essa separação foi promovida e incentivada pela ex- melhor amiga de Kat, Rennie.

Agora que são adolescentes, Rennie, persegue Kat, fazendo brincadeiras de mau gosto, pregando peças e tudo isso irrita muito a menina, mas ainda o fato de Rennie e Lilia estarem mais unidas do que nunca e mesmo assim, Rennie se aproveitar claramente da amizade que tem com Lilia para fazer coisas desagradáveis.





Lilia por sua vez, é uma garota querida por todas e aparentemente "invejada" por sua melhor amiga. Ela anda com o grupo mais popular do colégio, mas não se sente tão bem com eles como costuma ser. Porém o desconforto aumenta, quando ela fica sabendo que o garoto que sempre foi a fim dela, Alex, ficou com sua irmã mais nova e sua amiga Rennie sabia do fato.

Mary  está de volta a cidade, após passar por uma situação traumática no passado e com isso passar por uma grande transformação visual. Ela decide retornar para a ilha, inicialmente, apenas para esfregar na cara do garoto que tanto a humilhou no passado, o quanto mudou e está "melhor". Porém, o trauma e o medo são tão grandes, que ela mal consegue olhar na cara dele.




Em meio a tantos desejos e acontecimentos, as três meninas se juntam e bolam um plano mútuo e comunitário para se vingarem dos seus três "algozes". O plano parece inicialmente "leve", mas com a realização das tarefas e desdobrar das histórias pessoais, algumas coisas vão mudando.

Porém, o desejo de se vingar não passar e elas partem para o plano final, na tentativa de se vingar de Reeve, o garoto que magoou e humilhou Mary e nenhuma delas gosta. Só que o plano sai dos limites e coisas ruins irão acontecer não só a ele, como a muitas outras pessoas...

O livro é incrível e os acontecimentos mexem com a gente. Impossível não se envolver com as situações que as meninas viveram e as motivaram a tomar certas decisões. Tudo é baseado no sentimento e quem já viveu ao menos uma daquelas situações, principalmente as relacionadas ao bullying, entende bem o que impulsionou tudo isso e de um certo modo, vai vibrar sim com algumas das coisas ruins que elas fazem, mas também ao final do livro, vai mudar a percepção sobre vingança.

Gostei e como o livro tem uma sequência, pretendo comprá-la em breve, porque tô super curiosa para saber qual vai ser a nova "arte" de Lilia, Kat e Mary e como elas farão pra se livrar das enrascadas em que vão se meter... Pra quem quiser saber, o segundo livro se chama "Dente por dente". 


Beijos!!

Um comentário:

  1. To lendo ele... e mais uns dois livros ao mesmo tempo. Por que sou isso! Gosto bastante da escrita da Jenny Han. Te indico "Para todos os garotos que já amei". É MUITO viciante, mamis!

    Beijos!

    www.avenida47.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger