terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Branca de Neve e o Caçador "O Filme" X Branca de Neve e o Caçador "O Livro"

No ano passado o clássico "Branca de Neve"voltou a lotar cinemas por todo o mundo, graças às duas novas adaptações que recebeu para as telefonas. Das duas adaptações a que mais chamou a minha atenção e a do resto do público foi "Branca de Neve e o Caçador", que narra as aventuras de uma Branca e Neve diferente, mais aventureira e guerreira.






Eu vou logo dizendo que não tive a menor paciência de encarar as milhares de filas que se formaram durante semanas pelos cinemas de Salvador, para ver o filme quando ele estreou. Na verdade, eu nem tive interesse de ver logo de cara, pois, não me atraiu muito a ideia de ter a menina vampira ( aka Kristen Stewart) como uma das minhas princesas favoritas, ainda mais, sabendo da proposta de personalidade da Branca de Neve desse filme. Porém, após uma amiga encher muito o meu saco falando desse filme e de outros amigos falarem e encherem minha paciência, acabei me convencendo que precisava saber o que rolava na história, mas, acabei perdendo o tempo de ver no cinema e deixei a experiência para quando saísse o dvd. Para minha surpresa, pouco tempo depois do drama de perder o filme, eis que eu encontro em uma das minhas idas a livraria o livro baseado no filme e resolvi comprar para finalmente matar a minha curiosidade.


Ela não é a Xena, mas também é uma princesa
 guerreira (Kristen Stewart como Branca de Neve)

Diferente dos demais livros que tem um apoio ou sequência audiovisual, esse livro tem uma história bem diferente. Geralmente, primeiro nascem os livros e depois suas histórias são adaptadas para o cinema, correto? Só que com "Branca de Neve e o Caçador", rolou o inverso. Primeiro nasceu o roteiro do filme e depois o livro, que nesse caso é uma adaptação do roteiro. Ok? Eu não sou muito de acompanhar livro e filme de determinada história, porque não vejo muito sentido e nem tenho muita paciência para isso. Eu gosto de livros, mas sei lá, me frusta muito acompanhar duas coisas que ou vão ser totalmente idênticas ou vai ser bem meia boca e depois frustrar uma história que eu julguei como "boa". Voltando ao assunto desse post, eu li o livro e me surpreendi bastante com o enredo da trama, o modo como a princesa é apresentada ao público e toda ação, aventura e até uma pitadinha de romance e comédia que tem faz com que você sinta muita vontade de partir para o filme...





... Porém, não se anime muito, pois, mesmo o livro tendo sido escrito logo  após o lançamento do filme, ele  consegue ser duas vezes melhor, diferente e mais animado que o filme.



Confesso que quando comecei a assistir ao filme, fiquei bem frustrada porque a história começa de um jeito diferente e com uns detalhes a mais que não são tão relevantes assim para a desenrolar de toda trama e que não são apresentados no livro. Por exemplo, o livro já começa com a mãe da Branca de Neve morta e com o Rei Magnus (o pai da Branca) prestes a conhecer a Ravenna (a madrasta da princesa). Já o filme começa com a história de como a rainha escolheu o nome da filha e toda aquela historinha que a gente já conhece e que eu não vi necessidade nenhuma de ser recontada pela milésima vez, mas enfim, é só a minha humilde opinião. 


A rainha má, madrasta da Branca de Neve (Ravenna)

O filme deixa muito a desejar no inicio. Não gostei das primeiras cenas de "conflito", como a que a Branca feri o Finn (irmão da Ravenna) com um prego ( tipo, foi muito mal feita. Dava para ver o atraso dos movimentos e tipo não rolou uma sintonia) e por aí vai, mas o negócio melhora quando o lindo gostoso magia caçador entra em cena. Gente, que homem é esse??? Enfim, eu tinha esperança que rolassem mais cenas da Branca brigando com o Caçador, mas não rolou, aliás, nem o nome dele rolou, né?


O Caçador (Erick)


Por sinal, digamos que a Kristen já tem uma sorte para contracenar com bofes bem "talentosos" e ainda ser super disputada por eles, né?? Além do Erick (o caçador), ela também é disputada pelo William e de quebra ainda leva um dos anões, que por sinal era o oitavo e morre por causa dela.



O pseudo príncipe, que na verdade é filho do duque (William)


Não vou fazer resumo do filme e do livro porque se não perde a graça e o propósito do post não é soltar spoiller, mas sim motivar vocês a ler o livro ou assistir ao filme, mas abaixo tem uma relação de algumas coisas legais do filme e do livro para vocês optarem por qual dos dois vocês vão começar.


4 Motivos para assistir a "Branca de Neve e o Caçador":


  • A pseudo declaração de amor que o Erick faz para a Branca quando pensa que ela está morta é muito fofinha e emocionante, e apesar de o livro narrar tudo muito direitinho, não tem como comparar a emoção e gostinho de ver a cena.

  • O filme tem umas animações bem bonitinhas e de respeito. Não chega a ser uma coisa ala Tim Burton (Alice) ou James Cameron (Avatar), mas tem lá sua qualidade e eu acho que eles conseguiram retratar muito bem o ambiente mágico de um jardim, só faltou justificarem o porquê do lugar se manter a salvo da magia da rainha, como ocorre no livro.

  • Se tem um momento em que o livro é falho e o filme deixa as coisas bem mais claras, esse momento é quando o William se junta ao exército do Finn. Isso justifica o modo como a Branca e ele se encontram lá no meio do filme. 

  • O início é meio chatinho, mas o  final do filme  acaba sendo mais interessante que o do livro, infelizmente.


Eu acho que 2012, foi o ano dos fãs do clássico, pois, além das adaptações, teve ainda a estreia  da série "Once Upon a Time" que deu uma boa animada na história  infantil. É interessante assistir à essas releituras de clássicos que marcaram a nossa infância numa versão mais próxima da realidade, sem tanta perfeição e com alguns conflitos típicos de qualquer ser humano, como ocorre em "Once Upon  a Time". Toda menina cresce com aquela imagem de que o príncipe encantado é um cara perfeitinho e respira e inspira romance 24h por dia. É bom ver a princesa com um cara mais durão e podre como o Erick e vê-la divida entre dois tipos de caras com personalidades mega diferentes entre si e diferente do perfil de príncipe do conto.

Imagens: Reprodução


                                                                                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger