quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arte e Designe: Stop Motion

Olá pessoas, eu estava meio sumida, mas ja voltei com um tema que gosto muito: Animação . Inspirada em um dos meus trabalhos de animação gráfica, resolvi falar um pouco de spot motion, que é um tipo de animação bem fácil de fazer .

Stop Motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música.
Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick. Outros como A Fuga das GalinhasA Noiva CadáverWallace e GromitCoraline e o Mundo SecretoO Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes AndersonA Festa do Monstro Maluco (1967) são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto.
Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.
Portugal também tem algumas animações em stop motion ou o vedadeiro "boneco animado", sendo a mais relevante nestes últimos temos a galardoada curta A Suspeita de José Miguel Ribeiro.As características de movimento são instáveis.Todos os filmes em Stop Motion, podem ser feitos  em casa, com as famosas "miniaturas". 

 Abaixo tem alguns videos em Stop Motion:







Fonte: Wikipédia
                                                        

                                   Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger