terça-feira, 12 de julho de 2011

Como fazer "Água-de-Cheiro"

As águas-de-cheiro podem ser acrescentadas à água do banho ou usadas como loção para refrescar o corpo. A lavanda tem propriedades adstringentes e pode ser benéfica para peles levemente oleosas, pois ajuda a combater o surgimento de espinhas. A água-de-rosas, usada em todos os tipos de pele, é especialmente indicada para o rosto.

Créditos: Google Imagens
É possível fazer perfume caseiro ( e exclusivo) usando pétalas de flores,ervas, folhas e sementes, além de algumas raízes e cascas de árvore. Para começar, basta triturar as pétalas ou outra parte da planta e misturar com água destilada ( que não possui sais minerais dissolvidos). Depois, é só aguardar algumas semanas. Deixe o preparo em local bem iluminado e acrescente um pouco de álcool sem aroma ou vodca. Em seguida, filtre o preparo e guarde a fragrância em fraco bem fechado. O resultado é uma água-de-cheiro com aromas suaves. É provável que dure até duas semanas.


    Água-de-Rosas ( Receita)


*2 xícaras (chá) de água destilada
*1/4 de xícara (chá) de vodca
*1 frasco transparente
*2 xícaras (chá) de pétalas de rosa, de preferência bem perfumada


Prefira pétalas de rosas orgânicas, em geral disponíveis para uso culinário ou no preparo de bebidas.
Coloque as pétalas de rosa dentro do frasco, que deve estar bem limpo e seco. Acrescente a água destilada e em seguida a vodca. Feche bem a tampa e agite com vigor. Acomode o frasco ao Sol, por exemplo, perto de uma janela que receba bastante luz. Depois de duas semanas, a fragrância estará pronta! Coe o líquido em filtro de café e guarde o frasco na geladeira.


    Como Guardar:


Você pode encontrar frascos próprios para perfume, com tampas de spray, por exemplo, em lojas especializadas em cosméticos. Mas também dá pra reaproveitar recipientes antigos de perfume.
Lave os frascos vazios com água quente e algumas gotas de detergente.
Enxágue bem, de preferência com água morna. Para esterilizar a parte interna, coloque um pouco de suco de limão e agite bem.
O recipiente está pronto para acomodar uma nova fragrância! Se quiser ousar, você pode combinar vários aromas, misturando a água-de-rosa com um pouco de água de lavanda, por exemplo. A mistura aromática tem validade de algumas semanas.


Fonte: O Maravilhoso Livro das Meninas 




                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!


SENTIDO CONTRÁRIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger